SIMPÓSIO INTERNACIONAL DIPLOMACIA, ECONOMIA E CULTURA.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL

DIPLOMACIA, ECONOMIA e CULTURA.

A HISTÓRIA DA PRESENÇA BRITÂNICA NA BAHIA

3 a 8 de novembro de 2008

Local: Auditório da Biblioteca Central dos Barris (de 3 a 7 de novembro)




No ano de 2008, o Brasil e a Bahia comemoram a chegada da Corte de Portugal. Com a finalidade de contribuir às reflexões históricas estimuladas por este bicentenário, o Simpósio internacional "Diplomacia, Economia e Cultura. A história da presença britânica na Bahia" debaterá a história da presença britânica na Bahia e a integração dos cidadãos britânicos no contexto histórico, político, social e cultural de uma época de extrema importância no desenvolvimento da cidade do Salvador. Também registrará a participação britânica no episódio da transmigração da família real portuguesa para o Brasil, e suas conseqüências como a abertura dos portos às nações amigas, o que veio a se tornar símbolo do relacionamento entre o Brasil e a Grã-Bretanha. Durante o simpósio, ocorrerão palestras e painéis com vários temas, da repressão do tráfico de escravos pela Marinha Britânica à vidas do empresário Edward Pellew Wilson, fundador da empresa Wilson Sons, e de John Ligertwood Paterson, um dos pioneiros da Medicina brasileira e fundador do Hospital Couto Maia, transitando pela história diplomática, cultural, iconográfica, econômica e urbanística de Salvador e da Bahia.



O conferencista de abertura é Kenneth Light, autor do livro A viagem marítima da família real - A transferência da corte portuguesa para o Brasil (Rio: Zahar, 2008). O rol de palestrantes também inclui: Prof. Dra Consuelo Novais Sampaio , Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo, Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire , Dr. João Sabido Costa, Cônsul Geral de Portugal na Bahia; Monique Sochaczewski, da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro; Prof. Dr. Ricardo Chemas, Profa Dra Maria Helena Franca das Neves, Profa Dra Elizete da Silva , Profa Ms Etelvina Rebouças, Profa Dra Maria do Carmo Baltar, Dr. Júlio Casoy, Dr. Rodolfo Teixeira, Dra Maria Clara Mariani Bittencourt e Profa Ms Sabrina Gledhill.

Palestrantes internacionais:

Prof. Dr. Marc Herold , professor de Economia, que há alguns anos, desenvolve estudos sobre o tema "Na sombra do açúcar: Poder e transformação na Bahia do século XX (dos senhores de engenho aos 'barões da petroquímica’”. O engenheiro John Vignoles, bisneto e tataraneto dos engenheiros que projetaram e construíram a Bahia and São Francisco Railway, de marcada influência no desenvolvimento econômico da Bahia. Profa Dra Louise H. Guenther, autora do livro Comerciantes Britânicos do Brasil de Oitocentos: Negócios, Cultura e Identidade na Bahia, 1808-50, publicado pelo Centro de Estudos Brasileiros da Oxford em 2004. Os trabalhos destes três pesquisadores são inéditos no Brasil.

O evento é direcionado para pesquisadores, estudantes, professores, membros da comunidade, visitantes e integrantes da comunidade britânica na Bahia, entre outros. As inscrições são gratuitas. Os interessados podem realizar pré-inscrição, até o dia 01 de novembro pelo email britanicosnabahia@gmail.com Considerando-se a limitação do número de vagas, haverá seleção dos participantes, que terão sua inscrição confirmada através de e-mail.

Organizadores:

Sabrina Gledhill e Jaime Nascimento

Blog: britanicosnabahia.blogspot.com

Telefax: 71 3359 5145

Promoção: Sociedade da Igreja de São Jorge e Cemitério dos Ingleses

Realização: Five-Star International Communications – www.5star.com.br

Patrocínio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Fapesb

Apoio: Centro de Memória da Bahia, Fundação Pedro Calmon

0 comentários: