Depoimento de Carol Melo e Marcos Lima sobre a CHAPA 2...

LUTA X RENOVAÇÃO

O QUE QUEREMOS INDICA PARA ONDE VAMOS

Nos dias 24 e 25 do mês de setembro de 2008 a faculdade de educação da Universidade Federal da Bahia presenciou a democracia acontecendo de forma plena nos corredores deste prédio, quando um grupo de estudantes que formaram uma chapa por sentir a necessidade de tornar mais livre o processo de construção do movimento estudantil a partir de sua base. isso favoreceu e provocou nos estudantes do curso de pedagogia a oportunidade de pensar, escolher e verificar propostas como “A construção de um D.A mais participativo e transparente” e “Intermediação D.A/FACED entre os campos de estágio e os estudantes do nosso curso, entre outras propostas” podendo comparar assim as duas chapas . Foi através dos debates ocorridos no pátio e no auditório da faced que pudemos vivenciar conceitos estudados em sala, como democracia e política. A política acontece com argumentos e contra argumentos e foi isso que vimos, uma campanha com perspectivas fundamentais, com lutas sem ofensas e uma preocupação de envolver todos os alunos na discussão das propostas e ações da luta, uma vez que “o que a todos concerne por todos deve ser decidido”.

Ao mesmo tempo que dois grupos estão fazendo campanha, estão também fazendo história por que história se faz com ação. esta ação caracteriza-se por querer ser conjunta, compartilhada, dialógica, dialética e confrontadora. isto prova que ainda existe estudantes preocupados em revolucionar da maneira correta,ou seja, em transformar o que nos parece muitas vezes sem jeito que é a educação.

Esta dinâmica de argumentação devem nos fazer pensar no que queremos realmente pra o nosso curso, pra o nosso currículo e para nossa formação como pedagogos militantes.Todos que assistimos este movimento somos sujeitos históricos, não podendo portanto nos omitir, pois nos omitir representaria uma ação covarde e desinteressada que afeta a nós mesmos. analisemos criteriosamente todas as propostas, pois está claro que quem esta prometendo mudança já está agindo, fazendo-a acontecer.

Independente de quem saia vencedor no final a maior vitória já se concretizou, qual seja, dar margem a cidadania, história, ação, revolução, política, democracia,ética, diálogo, luta, liberdade e chance de mudança.

Carolina de Melo e Marcos Lima

graduandos em pedagogia pela faced – ufba

4 comentários:

Marta Glácia Lima disse...

Adorei o texto de Carol!!

lindo!!! Carol, sabe o que diz... pq vivencia de perto o Movimento conosco.. assim fica bem mais fácil opinar...


belo texto Carol.. vamos publicizá-lo..


bjk

C@rol C@stro disse...

PÔ Carol...
vlw aí a força...vc é phodastica!!!!
sou sua fã!!

Unknown disse...

Nossa!! Comovente, tive até vontade de chorar. Mas são com textos como este, onde transparece a ansiedade por mudança, que podemos perceber que durante muito tempo, estivemos de olhos, ouvidos, braços, pernas e mãos atadas. Permissivo a uma política unilateral e dominadora, onde uma espécie de nepotismo imperialista, deixou a sua marca perversa de manter-se com o conhecimento, verbas e decisões que concerne a tod@s os pedagog@s. Adorei, saúdo, louvo e agradeço a esta atitude de colocarem-se frente a frente neste processo de mudança, deixando de ser imparcial e condizente aos mandos e desmandos de uma falsa representação acadêmica. Beijos!!

MONIQUE BERNARDES disse...

É ISSO AÍ, BOTANDO PARA FORA O QUE ESTÁ PRESO E FAZENDO A GALERA REFLETIR DA REAL NECESSIDADE DA FACED!!! OBRIGADA ÉLO APOIO,GRANDE BJ!